PALAZZO DUCALE VENTURI. MISTÉRIOS DO PASSADO NUM AMBIENTE DE ELEGÂNCIA.

Um dos maiores prazeres de viajar pela Europa é redescobrir o velho continente por meio de lugares que atravessaram o tempo para recontar seus acontecimentos, memórias e segredos. Na região italiana da Puglia, que abrange a península de Salento, não faltam opções para quem tem esse olhar curioso, aberto às novidades que o passado pode trazer. Entre elas, o Palazzo Ducale Venturi, uma experiência que supera todas as expectativas.

No mapa da Itália, o simpático vilarejo de Minervino di Lecce fica bem ao sul, no “salto da bota”, e a cerca de quinze quilômetros da costa Adriática. Ali, está o palácio que acolheu diversas gerações de nobres e hoje se apresenta como um exclusivo e surpreendente hotel de luxo com apenas 20 acomodações.

A construção do século XVI, que vista de fora parece um pouco sisuda, se transforma assim que atravessamos o portal em arco, com sua porta de madeira original, emoldurada pelo brasão de armas da casa Venturi. Primeiro, porque a recepção é personalíssima, calorosa e convida à atmosfera única do local. Depois, porque o décor e os objetos de arte fazem do castelo com paredes de pedra um ambiente de puro acolhimento.

A estrutura do Palazzo Ducale Venturi remonta a fatos de grande interesse histórico – já foi um refúgio templário e uma fortaleza medieval- o que também contribuiu para que fosse considerada “Residência Histórica e Propriedade de Belas Artes” pela superintendência de bens culturais.  A TheInsider esteve lá,  comprovou a importância do local e ainda conheceu histórias do Palazzo que dariam um bom filme ou série, por seu enredo romântico e misterioso.

Reza a lenda que o Duque Venturi teve um caso de amor apaixonado com a abadessa do convento próximo e mandou construir um túnel subterrâneo, que ainda hoje existe, ligando o palácio ao convento. O caso prolongou-se durante anos sem que ninguém descobrisse, até que o Duque se apaixonou por uma noviça napolitana. A abadessa, enlouquecida pelos ciúmes e de coração partido, drogou a jovem e mandou-a emparedar viva. Fechou também a entrada da alcova dos amantes lançando uma maldição sobre o quarto: “hic amor mori” (aqui morreu o amor).

A porta desse quarto foi encontrada entre as pilhas de ruínas durante os trabalhos de restauro e fica em exposição no Palácio. Mas os hóspedes não precisam se preocupar, pois, algum tempo depois do acontecido, um bispo foi chamado para consagrar o local e retirar todas as maldições fazendo reinar a paz e amor. Inclusive, o ambiente é bastante romântico, com destaque para o pequeno e agradável espaço termal subterrâneo, onde já funcionou um antigo lagar de azeite, e hoje traz uma exclusiva piscina aquecida para ser disfrutada com hora marcada.  Os quartos também são uma viagem no tempo. Com muitos metros quadrados, um imenso pé direito e itens decorativos selecionados a dedo, os espaços íntimos convidam à imaginação.

O salão do café da manhã dá acesso ao jardim, com árvores cítricas e uma fileira de colunas adornadas por rosas que conduzem à piscina de água salgada e ao bar. Mas antes, podemos ver mais uma preciosidade histórica, o poço do século XIII, a mais antiga construção da propriedade.  A casa das armas, recentemente restaurada para abrigar quatro maravilhosas suítes e duas suítes júnior, também fica na área externa do palácio, contando ainda com a academia e a área de bem-estar, onde são oferecidas massagens relaxantes na nova e exclusiva cama de sal dos Himalaias termo-aquecida.

Quem vai Palácio Ducale Venturi não busca a dinâmica de um hotel movimentado, ao contrário, espera a privacidade e os mimos de um ambiente singular, oferecidos por uma equipe atenciosa. É visível o autêntico prazer em atender, explicar e cuidar de cada detalhe para que os hóspedes tenham uma experiência completa.

O restaurante do hotel, comandado pelo chef executivo Alessandro Danilo Sbocchi, é outro ponto alto – e absolutamente obrigatório: “As minhas criações contam da minha paixão pela arte culinária e pela região de Salento. Em cada prato, tento interpretar os sabores, a história e a alma do nosso território por meio da minha experiência, guiando as pessoas por uma jornada gastronômica capaz de surpreender”, diz ele. O menu inclui massas, risotos, peixes e carnes magistralmente preparados, sempre com um toque de criatividade. Entre as opções, embarcamos no suave aspic de aspargos e castanhas com salada da horta para a entrada, na tradicional berinjela à parmegiana apresentada no máximo da perfeição como primo piatto e, para o secondo, escolhemos o robalo assado, saboroso e no ponto exato. A sugestão do chef para a sobremesa foi uma inventiva, e deliciosa, salada de frutas.

Vale dizer ainda que, assim como os castelos de tempos imemoriais, o Palazzo funciona com uma base estratégica para chegar a outros pontos de grande interesse cultural e histórico, como as cidades de Lecce e Otranto, ou de natureza pulsante, como o farol de Punta Palascia e a Grotta della Poesia.

Cinco séculos de história nunca foram tão acolhedores como no Palazzo Ducale Venturi, um lugar perfeito para descobrir as maravilhas da região salentina com muita elegância e veracidade.

Palazzo Ducale Venturi

Via Podgora n.60

73027 Minervino di Lecce (LE)

Lecce – Puglia (Apulia) Italia

info@palazzoducaleventuri.com

www.palazzoducaleventuri.com

+39 0836 81 87 17

+39 331 14 99 980

whats app